Apresentação
O Centro para o Desenvolvimento da Matemática e Ciências – CDMC, foi criado pela FGV em 2017 com o propósito de identificar nas escolas públicas do país jovens talentos com capacidade especial para o aprendizado da Matemática de maneira a oferecer a eles a possibilidade de realizar estudos nos cursos de graduação e pós-graduação da Fundação Getulio Vargas do Rio de Janeiro.
O programa Seleção de Talentos convidou nos últimos anos alunos de escolas públicas com excelente desempenho e medalhistas em olimpíadas nacionais.
Os alunos são convidados a prestar o vestibular da Fundação Getulio Vargas do Rio de Janeiro em algum curso de graduação que a instituição oferece: Matemática Aplicada, Ciência de Dados e Inteligência Artificial, Ciências Econômicas, Administração, Ciências Sociais, Direito e Comunicação Digital.
Missão
1. Identificar jovens talentos nas escolas públicas brasileiras, especialmente naquelas não seletivas, com a finalidade de estimula-los a seguir estudos de graduação e pós-graduação na FGV Rio de maneira a enriquecer o corpo de profissionais de avançada formação que o país necessita;
2. Identificar as escolas públicas de excelência, não seletivas, reveladas pelos seus índices de desempenho do MEC e nas olimpíadas de conhecimento, de maneira a contribuir na capacitação de seus professores, no aprimoramento da gestão escolar e na preparação de seus alunos;
3. Estimular e promover a divulgação da Matemática e as Ciências por meio da produção de livros, livros eletrônicos, vídeos, aulas, palestras e exposições, que em linguagem simples aproximem esses temas do público em geral, em especial dos jovens em idade escolar.
Visão
Contribuir com o país na formação de lideranças com excelente base intelectual e acadêmica.
EQUIPE CDMC
César Camacho
Diretor
Doutorado em 1971 pela Universidade da California, Berkeley. Atualmente é diretor da Escola de Matemática Aplicada da Fundação Getulio Vargas – FGV EMAp, pesquisador emérito do Instituto de Matemática Pura e Aplicada - IMPA e membro titular da Academia Brasileira de Ciências.
Seu campo de pesquisa é a análise qualitativa das equações diferenciais complexas, tendo contribuído com resultados fundamentais para essa teoria.
Cássia Pessanha
Coordenadora
Luziel Claret
Assistente
Rodrigo Macêdo
Assistente
Nívea Fonseca
Auxiliar