FGV CDMC realiza 9º Encontro Seleção de Talentos em Natal
Realizado no Aram Imirá Beach Resort, evento reuniu 50 alunos de escolas públicas.
Realizado no Aram Imirá Beach Resort, evento reuniu 50 alunos de escolas públicas.
O evento foi marcado por trocas e aprendizado | Foto: FGV CDMC
De 12 e 14 de setembro, o Centro para o Desenvolvimento da Matemática e Ciências da Fundação Getulio Vargas (FGV CDMC) organizou o 9º Encontro Seleção de Talentos em Natal, Rio Grande do Norte, com o objetivo de oferecer uma experiência imersiva em Matemática, Ciências e áreas correlatas para os participantes, 50 estudantes com desempenho destacado do 2º, 3º e 4º anos do Ensino Médio de escolas públicas das redes federal, estadual e municipal.
Programação de destaque
A programação do evento foi intensa e diversificada. No primeiro dia, o professor Eduardo Wagner, da FGV EMAp, falou sobre tópicos da história antiga da Matemática. Logo em seguida, Iesus Carvalho Diniz, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), trouxe à tona uma discussão sobre os Números de Ramsey.
Além disso, o professor Bernardo Fajardo, da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas (FGV EBAPE), abordou empreendedorismo e os desafios dos gestores em um mundo sem fronteiras, oferecendo uma perspectiva prática sobre o cenário atual. Para encerrar o dia, Thiago Bottino, da Escola de Direito do Rio de Janeiro da Fundação Getulio Vargas (FGV Direito Rio), explorou as interseções entre Direito e Matemática.
Thiago Bottino falou sobre as relações entre a Matemática e a sua área | Foto: FGV CDMC
Maria Júlia Dantas Marinho Lima, aluna do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) – Campus Natal Central, descreveu o impacto do evento, ressaltando os palestrantes: “Se pudesse resumir em uma palavra, seria 'transformadora'. Ter a oportunidade de acessar o conhecimento de professores de altíssimo nível e alunos com histórias de sucesso é algo que transforma a mentalidade de cada um”, elogiou.
Seguindo a mesma linha, o professor Francisco Erivan de Almeida Júnior, IFRN – Campus Nova Cruz, elogiou o formato do Encontro. “A programação nos proporcionou uma interação valiosa não apenas com os alunos, mas também com professores de diferentes instituições, o que enriqueceu ainda mais nossa troca de conhecimentos”, disse.
O segundo dia do encontro contou com novas importantes palestras. Esteban Silva, da UFRN, iniciou o dia com a apresentação ‘Formação de novos pesquisadores em Matemática a partir do Ensino Básico’. Em seguida, Carlos Gomes, também da UFRN e coordenador local do evento, trouxe à discussão uma questão intrigante: ‘Um Matemático, um engenheiro, um magnata e U$$1.000.000,00$, P=NP?’.
Palestrantes falaram sobre diferentes temáticas para os participantes | Foto: FGV CDMC
Walter Sande, da Escola de Matemática Aplicada da Fundação Getulio Vargas (FGV EMAp), fez uma breve introdução à Teoria dos Jogos, enquanto Luciano Castro, também da FGV EMAp, encerrou o dia com uma Oficina de resolução de problemas.
O professor Carlos Gomes destacou a relevância do CDMC e do 9º Encontro: “Esse programa da FGV é uma grande oportunidade para que nossos estudantes, premiados em olimpíadas de Matemática, possam ter contato com professores de renome nacional e explorar mais possibilidades em suas carreiras”.
No último dia do evento, os alunos tiveram a oportunidade de explorar a relação da Matemática com duas importantes áreas: a medicina e a transição energética. Roberto Teodoro Gurgel de Oliveira, da UFRN, palestrou sobre a matemática do diagnóstico médico. Já Érika Spencer de Albuquerque, do IFRN, encerrou com a palestra ‘A matemática da transição energética’.
Pedro Henrique Souza Balbino, aluno do IFRN – Campus Nova Cruz, fez um balanço final sobre o encontro. “Foi realmente maravilhoso, com palestras fenomenais e contato com diversos alunos do estado. Tive a oportunidade de conversar com outros alunos, trocar ideias sobre nossas ambições e aprender muito com todos”, encerrou.
50 alunos estiveram presentes no 9º Encontro | Foto: FGV CDMC