Notícia

Secretário Municipal de Educação do Rio de Janeiro visita FGV EMAp durante Curso de Verão da FGV CDMC

Renan Ferreirinha visitou a Escola durante o Curso de Verão Seleção de Talentos 2025.

 

O Secretário ao lado de integrantes da FGV | Foto: FGV EMAp

O Secretário ao lado de integrantes da FGV | Foto: FGV EMAp

Na última quarta-feira, 15 de janeiro de 2025, a Escola de Matemática Aplicada da Fundação Getulio Vargas (FGV EMAp) recebeu a visita do Secretário Municipal de Educação do Rio de Janeiro, Renan Ferreirinha. O encontro aconteceu durante a terceira edição do Curso de Verão Seleção de Talentos, promovido pelo Centro para o Desenvolvimento da Matemática e Ciências (FGV CDMC), em colaboração com a FGV EMAp.

Acompanhando o secretário, estiveram a professora Carla Celestino, Coordenadora do Ensino Fundamental, e sua assessora, Thamara Monteiro. Representando a FGV, participaram Maria Izabel Tavares Camacho, Diretora da FGV CDMC, César Camacho, Diretor da FGV EMAp, além de Henrique Paim, Romeu Caputo e Emílio Munaro, da FGV DPGE

Durante o evento, Renan Ferreirinha destacou a importância da matemática em sua trajetória pessoal e acadêmica: “Eu sou fruto da Olimpíada Brasileira de Matemática nas Escolas Públicas. Imagino que muitos de vocês também. Fui medalhista seis vezes seguidas na OBMEP, e a matemática, de fato, para mim foi o grande divisor de águas. A FGV EMAp é um local de excelência internacional, que consegue estar na fronteira do conhecimento mundial do que vocês estão se colocando a aventurar”. 

O Secretário também ressaltou o papel da diversidade e o potencial do Rio de Janeiro como centro de referência na área. “Eu acho que uma outra coisa que a FGV EMAp traz muito forte é essa diversidade territorial, essa diversidade socioeconômica, mas, acima de tudo, tem muitos talentos aqui presentes. O prefeito Eduardo Paes deixa muito claro que quer fazer do Rio a capital da matemática. E para isso, a gente tem instituições como a FGV EMAp”, declarou. 

Ele concluiu com um convite aos jovens de todo o Brasil: “O Rio tem esse potencial. Então, se você é do Norte do país, do Nordeste, do Sul, do Centro-Oeste, ou de algum outro estado do Sudeste, você também pode ser um pouquinho carioca. Vem pra cá, a gente quer dar as condições para isso, e a FGV EMAp, com certeza, tem um papel central”. 

O Curso de Verão Seleção de Talentos, que aconteceu de 13 a 17 de janeiro de 2025, reuniu presencialmente 51 estudantes de oito estados brasileiros e oferece uma experiência acadêmica híbrida com aulas intensivas em Matemática, Computação, Ciência de Dados, Direito, Economia, Português e Redação. A estrutura docente foi composta por professores da FGV e de instituições renomadas, como UFOP, CEFET-MG, UNISINOS, UEPG, IFSC, e COLUNI, além da Secretaria da Educação do Espírito Santo (SEDU).

A visita do secretário e das lideranças reforça o compromisso da FGV EMAp em promover a excelência acadêmica, incentivar jovens talentos e colaborar com o setor público na construção de uma educação mais inclusiva e transformadora.